sábado, 13 de abril de 2013

Jornada Mundial da Juventude(JMJ)



Jornada Mundial da Juventude(JMJ) é um evento religioso criado pelo Papa João Paulo II em 1985, que consiste na reunião de milhões de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade escolhida para celebrar a grande jornada em que participam pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, pelas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema.
Durante as JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Em sua última edição, em Madrid em 2011, reuniu cerca de três milhões de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, "…a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo."

Jornada Mundial da Juventude no Brasil (Rio 2013)

No dia 21 de agosto de 2011, ao concluir a Missa de envio no aeródromo de Quatro Ventos em Madrid (Espanha), o Papa Bento XVI anunciou que a seguinte Jornada Mundial da Juventude será na cidade do Rio de Janeiro no Brasil. O anúncio fez saltar de alegria todos os brasileiros presentes assim como muitos dos latino-americanos reunidos na JMJ de Madrid e os jovens também reunidos no Maracanãzinho no Rio de Janeiro em vigília, na expectativa para o anúncio do Papa. Ao fazer o esperado anúncio, o Santo Padre disse: "agrada-me anunciar agora que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio do Janeiro", logo depois do qual teve que fazer uma pausa pela euforia vivida após estas palavras. Bento XVI animou logo os presentes a pedirem ao Senhor "desde este instante que assista com sua força a quantos deverão pô-la em marcha e aplaine o caminho para os jovens de todo o mundo para que possam reunir-se novamente com o Papa nessa bela cidade brasileira". Antes de saudar em outros idiomas, o Papa disse: "Antes de nos despedirmos e depois que os jovens da Espanha entreguem aos do Brasil a cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, como Sucessor de Pedro confio todos os aqui presentes esta grande tarefa: levem o conhecimento e o amor de Cristo por todo mundo".


2 comentários:

  1. Eu tenho uma vizinha e amiga que foi na Jornada. Não sou católica mas admiro a Jornada, é um evento muito bonito e uma forma excelente de conhecer pessoas diferentes.
    Segui o blog.
    Beijos, Juciele
    http://meufilmeviroulivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Juciele!
    Realmente a JMJ é um grande evento onde destaca-se a Fraternidade e a Fé.
    Tenho certeza que a tua vizinha gostou muito!
    Pois é pelo Amor de Deus que nos movemos.
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir